[+18] Caçando Heresias: Lilith, a Primeira Mulher de Adão (Parte II, com link para o primeiro artigo sobre ela) [+18] Desaconselhável para menores de 18 anos.

 Link para o artigo anterior sobre Lilith[+18] Caçando Heresias: Lilith, a primeira mulher de Adão (com links para os artigos anteriores desta série) - Parte I - dado o seu conteúdo, este artigo é desaconselhável para menores de 18 anos [+18] (blogsadoutrinachannel.blogspot.com)


   

                                                         Lilith, em obra por Carl Poellath


                  Dado o seu teor, este artigo é desaconselhável para menores de 18 anos.


   


      Lillith (em arte por Mike Deodato), personagem do Universo Marvel, certamente baseado na suposta primeira mulher de Adão.


   Graça e Paz, amados.

   Antiga como a noite dos tempos, Lilith é uma das mais polêmicas personagens (ou não) da Bíblia. 

   E, em tempos de lendas, mitos, boatos e teorias conspiratórias na internet, ela certamente teria que aparecer na rede mundial de computadores, em artigos, áudios e vídeos.

   Ela já faz parte da mídia de entretenimento (HQ, TV, cinema, livros etc) há um bom tempo e nada indica que pararão de usar essa personagem - que está em domínio público, para auferir lucros, ainda mais porque ela, Lilith, é bem interessante e permite que a criatividade dos roteiristas e artistas gráficos elabore muito material atraente ao público que aprecia a cultura pop/nerd.


   

                       A Queda do Homem (com Lilith como a Serpente), em arte por van Haarlem


   Há uma lenda segundo a qual Lilith, enquanto mulher de Adão, teria se revoltado, pois quereria sempre estar em cima dele, durante as relações sexuais, além de não se submeter a ele.

   Rejeitada por Adão (outra lenda diz que ela o teria abandonado), Lilith teria sido expulsa do Paraíso e se tornado a mulher de Samael (outro nome para satanás) e, unindo-se a ele, ambos teriam procriado muitos demônios.

   Segundo outra lenda, Lilith teria se tornado uma vampira, que atacaria crianças pequenas.

   Isso teria dado origem às canções de ninar que, em sua origem, seriam cânticos entoados pelas mães para afastar essa ameaça a seus pequenos, dentro do judaísmo.


   

                                                          Lilith, em arte por John Collier


   Obviamente, essas lendas e mitos não têm base bíblica, ou seja, não têm nenhum fundamento da Palavra do Senhor.

   Outra lenda diz que Lilith teria se tornado um súcubo, uma espécie de demônio sexual feminino que manteria relações sexuais com os homens durante seu sono, para roubar-lhes energia.

   Note-se que a figura de Lilith não é exatamente das mais queridas, nesses relatos mitológicos...

   Sempre ficamos, claro, com o que está escrito na Bíblia Sagrada, que simplesmente não faz referência explícita a esse demônio, vampiro ou o que quer que seja.


   

                                             Fausto e Lilith, em arte por Richard Westall


   Sim, há quem diga que Deus, como castigo a ela, por não ser uma fiel coadjutora a Adão, a teria transformado na Serpente que habitava o Paraíso e que teria levado o Primeiro Casal (ou segundo, para quem acredita nisso) ao pecado.

   Mas, haveria alguma menção específica do nome Lilith, nas Sagradas Escrituras?

   Há quem afirme que seria em Isaías 34:14, em que, nas sucessivas traduções, o nome Lilith teria sido substituído por termos como animais noturnos ou criaturas noturnas:

   As feras do deserto se encontrarão com as feras da ilha, e o sátiro clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si. (Grifo nosso - Livro de Isaías, Capítulo Trinta e Quatro, Versículo Quatorze, na Tradução Corrigida e Fiel de João Ferreira de Almeida)

   

                                             Lilith, como a Serpente, em obra de Raphael


   Link para a página completa onde se encontra esse versículo:

   https://www.bibliaonline.com.br/acf/is/34/14+

   Como o que encontramos não nos satisfez, buscamos numa versão bem mais antiga da Bíblia, a King James, que é uma tradução em inglês, feita em 1611 (!!!):

   The wild beasts of the desert shall also meet with the wild beasts of the island, and the satyr shall cry to his fellow, the screech owl shall rest there, and find for herself a place to rest. (Grifo nosso - Isaías 34;14 na tradução King James Version)

   Link para a página completa onde se encontra esse versículo:

   https://www.bibliaonline.com.br/kjv/is/34


   

                      Screech owl (forma de coruja, do gênero Megascops, "restrita às Américas"), em foto por Greg Hume


   Pois é, na Tradução King James, Lilith (se é que é ela mesma) é uma coruja.. 

   Na Bíblia Hebraica, publicada pela Editora Sêfer, de São Paulo (BR), temos que:

   E os cães selvagens se juntarão aos chacais, e o bode chamará sua companheira; os monstros da noite ali repousarão , pois ali encontrarão um local de descanso. (Grifos nossos - Isaías 34;14, na Tradução da Bíblia Hebraica, por David Gorodovits e Jairo Fridlin).

   Pelo menos a palavra sátiro (que é um animal mitológico grego) foi substituída por bode. Ou será que bode era o original e na tradução Septuaginta, em grego, foi trocada por sátiro



O Súcubo, em escultura de Rodin



   Sim, aqui o espírito de pesquisador e de amor ao saber, não se satisfaz com pouco.

   Ainda não estávamos satisfeitos com o que havíamos achado, em nossa pesquisa para elaborar este artigo, de um tema tão polêmico.

   Então, resolvemos consultar a Bíblia de Jerusalém, considerada uma das melhores traduções das Sagradas Escrituras em língua portuguesa:

   Os gatos selvagens conviverão ai com as hienas,os sátiros chamarão os seus companheiros. Ali descansará Lilit, e achará um pouso para si. (Grifo nosso - Isaías 34:14, na tradução da Bíblia de Jerusalém, publicada em São Paulo (BR), pela Editora Paulus, em que o Livro de Isaías foi traduzido por Theodoro Henrique Maurer Jr.)

   E, na nota de rodapé referente a esse versículo, temos:

   f) "sátiros" ou "bodes selvagens" (cf. 13,21) mas o paralelo faz preferir aqui seres mitológicos (cf. Lv 17,7 +). Lilit é um demônio feminino que freqüenta as ruínas. ( Grifo nosso - o trema no u está presente no texto original, daí ser aqui transcrito, em que pese ter havido a Reforma Ortográfica)

   Ao que parece, o tema ainda não foi devidamente esgotado...

   Sim, finalmente conseguimos encontrar uma referência a Lilith, na Bíblia.

   Mas o terceiro (e talvez outros) artigo desta série, ao que parece, demandará estudos bem mais profundos, de nossa parte e não sairá, tão cedo...


Contato para participação em programas de rádio, TV, streaming etc: sadoutrinachannel@gmail.com

   Acompanhe-nos nas redes sociais:

   Facebook: https://www.facebook.com/groups/sadoutrinachannel

   Twitter: https://twitter.com/sadoutrinachan1  

   Para pedidos de oração, envie um e-mail a:  sadoutrinachannel@gmail.com

   Graça e Paz a todos nós.

   Missionário Clóvis Marques Guimarães Júnior, do Ministério Cristão Sã Doutrina Channel.

   Links de interesse:










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial: IBGE prevê que, até o fim deste ano (2025), sairão os dados sobre o percentual de evangélicos, no Brasil (com links para os artigos anteriores sobre essa tema).

10 Fatos sobre a Igreja Batista (com links para os artigos anteriores desta série).

Cristianismo na Europa: como será o futuro? (Parte I: o islamismo e os sem religião)