[+18] A Igreja Cristã e os Desafios do Futuro: E se existir vida alienígena inteligente? [+18] - esta é a quinta parte de nossa série e traz links para os artigos anteriores.

Links para os artigos anteriores desta série (I):

[+18] A Igreja Cristã e os desafios do futuro (e alguns que já existem, graças aos avanços tecnológicos) [+18] (blogsadoutrinachannel.blogspot.com)

[+18] A Igreja Cristã e os desafios do futuro - Parte II (com links para os artigos anteriores desta série ou correlatos) [+18] (blogsadoutrinachannel.blogspot.com)


                                             Ilustração representando um alienígena tipo Grey.


Links para os artigos anteriores desta série (II):

[+18] A Igreja Cristã e os Desafios do Futuro: Inteligência Artificial, Deepfake, Audio Deepfake, ChatGPT, Voice Changer, Holograma, tecnologia 6G e Transferência de Consciência. (com links para os artigos anteriores desta série) (blogsadoutrinachannel.blogspot.com)

[+18] A Igreja Cristã e os Desafios do Futuro: Inteligência Artificial [+18] - esta é a quarta parte de nossa série e traz links para os artigos anteriores. (blogsadoutrinachannel.blogspot.com)

[+18] A Igreja Cristã e os Desafios do Futuro: Os avanços da Inteligência Artificial e da Robótica [+18] - esta é a quinta parte de nossa série e traz links para os artigos anteriores.


   

Desenho representando um ser reptiliano (à esq.) e um humano (à dir.), em imagem por Camilo Sanchez.


   Graça e Paz.

   Antes de mais nada, é bom esclarecer que seres extraterrestres como: greys, reptilianos, nórdicos, pleiadianos e outros, são enquadrados em algo que se denomina pseudociência.

   Dito isso, vamos ao que interessa, amados.

   Apesar de não haver evidência científica da existência desses seres de outros planetas, há quem aposte que não tardará o momento em que eles se revelarão ao mundo.

   Deem uma olhada, por favor, nos artigos a que os links abaixo levam:

   Exotheology - Wikipedia (em inglês)

   Exoteologia – Wikipédia, a enciclopédia livre


   

   C. S. Lewis (1898-1963), em foto por Ficheiro:C S Lewis.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre


   O escritor norte-irlandês C. S. Lewis, famoso por sua obra Crônicas de Nárnia, defendeu a ideia, em artigo de 1950, que Cristo teria se encarnado em outros mundos, ou que Deus teria planejado outros planos de salvação para outras inteligências do universo.

   Sabendo-se a grande influência que esse escritor (e teólogo, entre outras áreas de atuação, no que se refere ao conhecimento humano) exerce, até os dias de hoje, em especial no meio cristão, há que se abordar, com muita cautela e com a devida clareza, tal assunto.

   O simples fato de um respeitado teólogo ter um determinado entendimento sobre um tema, não necessariamente quer dizer que tal entendimento seja, de forma alguma, a palavra final sobre esse tema.

   Recordemos que a chamada Teologia Contemporânea, trouxe muito conhecimento, em termos de interpretação da Palavra de Deus, sem nos esquecermos que certas aberrações, tais como a Teologia da Prosperidade e a Teologia da Libertação, igualmente são frutos, dessa mesma árvore...

   Faz sentido criar-se uma exoteologia?


   
Steven Spielberg junto a um boneco de ET, O Extraterrestre, em foto por Pikawil/Montreal Comiccon 2016.


   Bem, se vocês acharam muito estranhas as informações que trouxemos até agora, no presente artigo, deem só uma olhada no artigo a que o link a seguir leva:


   Notem-se que instituições de renome como a NASA e a Universidade de Cambridge, são mencionadas, em tal artigo.

   Ao que consta, seria uma espécie de preparação para o encontro com outras civilizações inteligentes.
em termos de espiritualidade, através da formação de um grupo de estudos, formado por teólogos, das mais diversas religiões, pela NASA.

   Contudo, seríamos desonestos (para dizer o mínimo), se não trouxéssemos outro entendimento, sobre esse mesmo tema:



   
Sr. Spock (interpretado por Leonard Nimoy - 1931/2025), alienígena fictício da saga Star Trek, em imagem por Paramount Pictures/CBS Corporation.


   Como já dissemos, em artigo anterior, não há um versículo sequer da Bíblia, que exclua a possibilidade da existência de vida inteligente ou não, em outros planetas.

   Isso não significa, todavia, que acreditemos em certas "forçações de barra" utilizadas por alguns, para validar a ocorrência de supostos fenômenos ufológicos (?) nas Sagradas Escrituras, tal como a história (?) da Escada de Jacó (ver Gênesis 28:10-19) ter a ver com discos voadores e extraterrestres, que a destruição de Sodoma e Gomorra teria sido causada por poderosas armas alienígenas, "evangelho quântico" e outros delírios!

   O próprio Sr. Spock, caso existisse mesmo e soubesse que há pessoas acreditando nessas coisas, certamente diria um de seus mais conhecidos bordões:

   - Isso não é lógico!

   
                                 Logo da Encylclopaedia Britannica, por Encylclopaedia Britannica


   Procuramos o termo exotheology na Encyclopaedia Britannica e não o encontramos. o que é estranho, pois tal depositório de conhecimento costuma abordar um sem-número de assuntos, divididos em verbetes.

   A definição de exoteologia, segundo o verbete em português, da Wikipedia, é a seguinte: é um termo cunhado na década de 1960 ou no início da década de 1970, para denotar reflexões teológicas da possibilidade de vida extraterrestre. Concentra-se inicialmente nas hipóteses sobre a possível teologia adotada por civilizações extraterrestres e, em seguida, estuda a influência na teologia sobre as pesquisas sobre a vida extraterrestres.

   Sim, uma hipotética revelação da existência de vida fora de nosso planeta, certamente teria um impacto muito difícil de imaginar, para nossa civilização.

   O modo de pensar, comunicar-se e agir, de tais seres, poderia surpreender-nos - e vice-versa.

   Quanto a eventuais formas de crenças (ou não) por parte deles, essa descoberta poderia ser ainda mais impressionante (novamente - e vice-versa).

   Vale a pena pensar em tudo isso, estudar o tema e, ao menos em tese, estar preparado para tal momento, se é que ele vai mesmo existir?

   Eis a questão...

   Em tempo: digitei a palavra exotheology, no mecanismo de busca, do site oficial da NASA e... NADA!!!


   Links de interesse:

   NASA (site oficial, em inglês)







   

   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial: IBGE prevê que, até o fim deste ano (2025), sairão os dados sobre o percentual de evangélicos, no Brasil (com links para os artigos anteriores sobre essa tema).

Cristianismo na Europa: como será o futuro? (Parte I: o islamismo e os sem religião)

Superman e Jesus Cristo: "Kal-El" significa "A Voz de Deus" (com link para o artigo anterior sobre ele) e muito material sobre o personagem e seu novo filme.